sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Blog: Definição e Potencialidades Educacionais

O tema original de blog é “weblog” e é original da língua inglesa. É um local da web onde são partilhados diversos textos, imagens e links através de “posts” (mensagens) de reduzida dimensão que dizem respeito aos interesses do autor. Quanto à sua estrutura/organização, os blogs estão organizados através de uma ordem cronológica onde o último “post” efetuado aparece em primeiro lugar por ser o mais recente. É possível encontrar na web diversos blogs abrangendo diversos temas distintos, “dos mais específicos aos mais gerais, criados com objectivos de natureza diversa (lúdica, informativa, política, de intervenção cívica, etc.), sendo encarados pelo seu autor como forma de expressão de natureza íntima e intimista (apesar de num espaço com um público potencial à escala mundial) ou procurando a notoriedade e a máxima divulgação das ideias expostas.” (Gomes, 2005). Assim, os blogs conseguem estar direcionados para distintos públicos com interesses diversificados, sendo então utilizados e úteis a grande parte da população que tem acesso à Internet.

Os blogs podem ser um recurso pedagógico que esteja inserido numa estratégia educativa adotada pelo docente. Este pode ser um espaço em que seja possível aceder a informação especializada cedida pelo docente aos seus alunos de modo a poder auxiliá-los durante a prática pedagógica, onde é possível, por exemplo, criar espaços para portefólios digitais, promovendo a colaboração e criando espaços de debate. “Há diferentes tipos de blogs educacionais: produção de textos, narrativas, poemas, análise de obras literárias, opinião sobre actualidades, informação, relatórios de visitas e excursões de estudo, publicação de fotos, desenhos e vídeos produzidos por alunos” (Araújo, 2009). Os blogs podem ser utilizados de forma individual ou coletiva, sendo possível utilizá-los em diversas disciplinas distintas desde que este tenha um alto potencial pedagógico. Através do mesmo, os alunos podem desenvolver a comunicação entre os mesmos, desenvolvendo o seu pensamento crítico e capacidade de interacção social. Então, o blog educacional é um “espaço onde “muitas vozes” construíram reflexões, ideias, visões críticas e novos conceitos sob variados pontos de vista”. (Araújo, 2009)

Referências Bibliográficas:
Araújo, M. d. (2009). Potencialidades do uso do blog em educação. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Gomes, M. J. (2005). Blogs : um recurso e uma estratégia pedagógica. In E. S. Leiria, actas do Simpósio Internacional de Informática Educativa (pp. 311-315). Leiria: Escola Superior de Educação de Leiria.