Introdução
Foi-nos
proposto na unidade curricular “Língua Portuguesa e Tecnologias da Informação e
Comunicação” que escolhêssemos um programa televisivo adequado ao pré escolar e
1º ciclo do ensino básico e que realizássemos uma atividade oral e outra
escrita para o público alvo que desejássemos. Nós decidimos escolher o programa
televisivo “A Carrinha Mágica” e realizar atividade direcionadas para o 3º ou
4º anos do ensino básico.
A série “A Carrinha
Mágica” com o nome original “ The Scholastic Magic School Bus”, criada em
1994, tem 4 temporadas, cada uma com 13 episódios. Na televisão portuguesa fez
parte da programação do “ Um-Dó-Li-Tá”, programa infantil da RTP2 em 1995, e no
Canal Panda entre 2006-2009.
Esta série
tem como personagem principal Ms.Frizzle (Professora Frizadinha) que leva os
seus alunos para visitas de estudo alucinantes a locais que estes nunca
pensaram visitar, assim como a correntes sanguíneas, ao processo da
fotossíntese, entre muitos outros fenómenos ligados à área da ciência.
Esta série
encontra-se dentro do pretendido desta atividade pois é adequada tanto ao
pré-escolar como ao 1º ciclo do ensino básico, visto ser um desenho animado que
transmite diversos conhecimentos sobre vários temas da ciência de uma maneira
muito apelativa, mantendo as crianças interessadas e adquirindo conhecimentos
enquanto se divertem.
Vídeos:
Atividade
Oral
Para esta atividade
procederíamos ao visionamento de toda a emissão. Depois deste estar efetuado, iriam
ser formados 4 grupos de alunos que se denominariam de Grupo 1, Grupo 2, Grupo
3 e Grupo 4. Seria pedido que elegessem um porta voz em cada grupo para que
pudesse ser ele a dar resposta às perguntas de interpretação que seriam
apresentadas em seguida. Cada resposta correta valeria um ponto, e cada
resposta correta descontaria um ponto. O docente apenas daria a resposta
correta após todos os grupos terem respondido.
Exemplos de perguntas de interpretação:
- Quem e a personagem principal de “A Carrinha
Mágica?”. Descreve-a.
- De que cor é a mascote de “A Carrinha Mágica”?
- Como se chamava o adversário da professora?
- Diz um dos locais do corpo que a carrinha mágica
explorou.
- Quantas provas foram feitas nas olimpíadas?
Atividade
Escrita
Ainda nos mesmos grupos, os
alunos iriam receber do docente uma cartolina com um pequeno diálogo do
episódio que assistiram, cartolina essa que estaria plastificada. Receberiam
também diversos sinais de pontuação também plastificados, para que em grupo
pudessem coloca-los no local correto com post-it. Quando cada grupo terminasse,
o docente corrigiria o trabalho efetuado.
Exemplo de trechos que poderiam ser utilizados:
Grupo 1:
2 minutos e 18 segundos – 2 minutos e 34 segundos (Parte 1)
Grupo 2:
10 minutos e 54 seguntos – 11 minutos e 16 segundos (Parte 1)
Grupo 3:
1 minuto e 18 segundos – 2 minutos e 19 segundos (Parte 2)
Grupo 4:
7 minutos e 3 segundos – 7 minutos e 36 segundos (Parte 2)
Sem comentários:
Enviar um comentário