domingo, 17 de novembro de 2013

Atividade 2 - Programa Televisivo


Introdução

Foi-nos proposto na unidade curricular “Língua Portuguesa e Tecnologias da Informação e Comunicação” que escolhêssemos um programa televisivo adequado ao pré escolar e 1º ciclo do ensino básico e que realizássemos uma atividade oral e outra escrita para o público alvo que desejássemos. Nós decidimos escolher o programa televisivo “A Carrinha Mágica” e realizar atividade direcionadas para o 3º ou 4º anos do ensino básico.

A série “A Carrinha Mágica” com o nome original “ The Scholastic Magic School  Bus”, criada em 1994, tem 4 temporadas, cada uma com 13 episódios. Na televisão portuguesa fez parte da programação do “ Um-Dó-Li-Tá”, programa infantil da RTP2 em 1995, e no Canal Panda entre 2006-2009.

Esta série tem como personagem principal Ms.Frizzle (Professora Frizadinha) que leva os seus alunos para visitas de estudo alucinantes a locais que estes nunca pensaram visitar, assim como a correntes sanguíneas, ao processo da fotossíntese, entre muitos outros fenómenos ligados à área da ciência.

Esta série encontra-se dentro do pretendido desta atividade pois é adequada tanto ao pré-escolar como ao 1º ciclo do ensino básico, visto ser um desenho animado que transmite diversos conhecimentos sobre vários temas da ciência de uma maneira muito apelativa, mantendo as crianças interessadas e adquirindo conhecimentos enquanto se divertem.

Vídeos:



 

 

Atividade Oral

Para esta atividade procederíamos ao visionamento de toda a emissão. Depois deste estar efetuado, iriam ser formados 4 grupos de alunos que se denominariam de Grupo 1, Grupo 2, Grupo 3 e Grupo 4. Seria pedido que elegessem um porta voz em cada grupo para que pudesse ser ele a dar resposta às perguntas de interpretação que seriam apresentadas em seguida. Cada resposta correta valeria um ponto, e cada resposta correta descontaria um ponto. O docente apenas daria a resposta correta após todos os grupos terem respondido.

Exemplos de perguntas de interpretação:

- Quem e a personagem principal de “A Carrinha Mágica?”. Descreve-a.

- De que cor é a mascote de “A Carrinha Mágica”?

- Como se chamava o adversário da professora?

- Diz um dos locais do corpo que a carrinha mágica explorou.

- Quantas provas foram feitas nas olimpíadas?

 

Atividade Escrita

Ainda nos mesmos grupos, os alunos iriam receber do docente uma cartolina com um pequeno diálogo do episódio que assistiram, cartolina essa que estaria plastificada. Receberiam também diversos sinais de pontuação também plastificados, para que em grupo pudessem coloca-los no local correto com post-it. Quando cada grupo terminasse, o docente corrigiria o trabalho efetuado.

Exemplo de trechos que poderiam ser utilizados:

Grupo 1: 2 minutos e 18 segundos – 2 minutos e 34 segundos (Parte 1)

Grupo 2: 10 minutos e 54 seguntos – 11 minutos e 16 segundos (Parte 1)

Grupo 3: 1 minuto e 18 segundos – 2 minutos e 19 segundos (Parte 2)

Grupo 4: 7 minutos e 3 segundos – 7 minutos e 36 segundos (Parte 2)

 


Bibliografia


 





 


Sem comentários:

Enviar um comentário