quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Reflexão final - Daniela Fidalgo

No âmbito da Unidade Curricular de Língua Portuguesa e as Tecnologias de Informação e Comunicação, foi me proposto realizar várias tarefas relacionadas com a Língua Portuguesa relacionando-a com as tecnologias de informação. Estas aulas eram divididas em duas áreas, uma que trabalhávamos directamente com o computador fazendo assim actividades práticas onde explorávamos os mais variados programas que poderiam servir como recurso para o nosso futuro profissional porém a outra área tratava mais as questões da Língua Portuguesa e como deveríamos aborda-las em sala de aula.
Iniciando a minha reflexão, devo de mencionar que a sempre tive várias dificuldades com as tecnologias, vendo-as como um “bicho de sete cabeças”, mas esta disciplina ajudou-me a ultrapassar alguns obstáculos, contribuindo para ver as novas tecnologias de outra forma.
Analisando a parte mais prática direccionada para o trabalho com o computador, abordamos vários programas onde os podemos explorar todas as suas funcionalidades enquanto ferramenta de trabalho mas também a forma como as crianças iriam reagir ao contatar com os mesmos e que capacidades estes poderiam desenvolver com o auxílio dos programas. Gostei de trabalhar todos mas o que me mais fascinou foi a utilização do photostory, pois fazer um filme desde o início, pensar na história, nos personagens, nos materiais que iriamos utilizar, como iriamos abordar o tema e a forma como o deveríamos tratar, tornou-se bastante divertido apesar de ser um trabalho bastante demorado composto por diversas etapas, foi muito cativante. Ainda nesta área ainda achei muito interessante e com uma importância extrema a existência da aula aberta com o tema de “Segurança na Internet”, nunca é demais estarmos informados dos perigos que a internet possa trazer mas também do que podemos fazer para colocar os nosso aparelhos, os nosso documentos e até mesmo a nossa identidade em segurança. Nesta iniciativa também foram mencionados alguns cuidados que deveremos ter enquanto futuros professores perante as crianças, visto que devido à sua idade são um público que não têm em conta vários aspectos que demonstram que um determinado programa não é adequado para a sua idade.
Em relação a parte das aulas onde o assunto fulcral era a língua portuguesa, abordamos questões como, a importância de abordar umas das principais disciplinas sempre presente desde o primeiro ano de escolaridade, a língua portuguesa, com ajuda dos recursos tecnológicos. Refletimos sobre vários temas e problemáticas que se agregam à utilização de novas tecnologias nas salas de aula no nosso país. A atividade que gostei mais de desenvolver foi a análise do programa de televisão e as supostas actividades que poderíamos desenvolver através da visualização de um episódio de uma série, este tema foi bastante interessante embora já tivesse sido abordado noutra unidade curricular, ajudou a consolidar e a relembrar esta temática.

Concluindo, que é bastante importante que ao longo da formação de profissionais da educação, estas experiências façam parte do ser percurso, sendo uma mais valia para o seu futuro enquanto professores e educadores. As unidades curriculares que estão direccionadas para as tecnologias ajudam um futuro docente a compreender as suas vantagens e funcionalidades, contribuindo para que as actividades futuramente realizadas em sala de aula sejam cativantes e ao mesmo tempo educacionais.

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